MAPA 24 horas
A MAPA 24 horas consiste em na colocação de um aparelho de pressão automático que medirá a pressão arterial da pessoa durante 24 horas de um dia de atividades normais, inclusive durante o sono. Neste período, são realizadas aproximadamente 80 medicações da pressão, sendo após os dados enviados a um computador onde são analisadas a média da pressão arterial no período, sua variação entre o período de vigília e o período do sono, a presença de picos hipertensivos, falha da medicação em controlar a pressão arterial nas 24 horas e a reação da pressão arterial à presença do profissional de saúde (Hipertensão do Jaleco Branco).
O aparelho é instalado no braço, sob a roupa, com um monitor fixado a cintura, de forma discreta, sem interferir na atividade rotineira do paciente.
RECOMENDAÇÕES
Realizar a MAPA 24 horas preferencialmente, em dia de atividades normais, sem faltar ao trabalho.
Seguir a orientação do seu médico quanto a tomar ou não a medicação da hipertensão. Normalmente o exame é realizado sem a interrupção destas medicações.
Evitar a prática de exercícios físicos nas 24 horas antes do exame.
Trazer uma lista de todos os medicamentos que faz uso, mesmo que não sejam para Hipertensão, indicando a dosagem e horário que os toma.
Realizar higiene corporal completa horas antes do exame, porque não se permitirá a tomada de banho durante as 24 horas do exame.
Vir com roupas soltas no braço para permitir a instalação do aparelho e com um cinto, para a fixação do monitor.